sábado, 10 de outubro de 2020


Formação @SLBenfica: Henrique Araújo

Henrique Araújo jogador do Benfica


Matador à moda antiga

Henrique Araújo está a entrar na terceira temporada ao serviço do Benfica, ao qual chegou na temporada 2018/19  proveniente do Marítimo, onde esteve sete temporadas após se ter iniciado no Andorinha. A primeira temporada ao serviço do clube culminou com a conquista do Campeonato Nacional de Juvenis, tendo apontado 37 golos em 33 jogos. Na temporada transata, tal como os seus colegas, viu as possibilidade de conquistar o campeonato de juniores esfumarem-se devido à suspensão da competição por causa do covid-19. Ainda assim foi a tempo de marcar 24 golos em 33 jogos, divididos entre os juniores e os sub-23.
A confirmação no Benfica do rendimento que já apresentava no Marítimo valeram-lhe a assinatura de contrato profissional com o clube até 2024, numa prova da confiança dos responsáveis na sua evolução. Ainda com idade júnior iniciou esta temporada nos Sub-23 com 2 golos em 4 jogos, mas já teve a oportunidade de se estrear na equipa B onde parece haver espaço para ele, principalmente se Gonçalo Ramos continuar na equipa principal. Fez também recentemente parte a equipa que se sagrou vice-campeã da UEFA Youth League.

"Surgiu agora esta oportunidade de representar o Benfica. Trata-se de uma oportunidade que é preciso agarrar, porque quando se quer chegar ao topo tem de se procurar os melhores clubes"

O avançado madeirense soma sete internacionalizações entre os Sub-18 e os Sub-19, tendo marcado quatro golos, o que dá uma ideia da sua capacidade de finalização. Neste momento está presente no estágio dos sub-20, pelo que a breve prazo ampliará o seu currículo ao serviço de Portugal.
Henrique Araújo também goleia nos estudos
Henrique Araújo também goleia nos estudos

Internacionalizações:
Sub 18: 6
Sub 19: 1

Sobriedade e frieza na finalização

O que mais se destaca em Henrique Araújo é forma como faz golos atrás de golos com uma naturalidade desarmante. Aquele momento que para a maior parte dos jogadores acelera a pulsação e retira o discernimento, para o Henrique parece ser apenas mais um dia no escritório. Normalmente opta pela solução mais simples para enfiar a bola na baliza não fazendo grandes floreados no frente a frente com os guarda-redes.
Utilizando preferencialmente o pé direito, o jovem avançado sabe também fazer uso do pé esquerdo e tem um excelente jogo de cabeça, o que faz dele um autêntico perigo em zonas de finalização. É muito inteligente na forma como se movimenta em toda a zona de ataque criando permanentemente situações para ser servido de bandeja pelos seus colegas, seja através de boas diagonais ou a aparecer ao segundo poste. É também criterioso nos apoios frontais participando de forma ativa na fase de criação e aparecendo posteriormente em zonas de finalização.

"É um dia muito especial. Tem sido uma caminhada muito boa no Benfica. Este é o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a desenvolver no último ano e meio"

Não sendo um jogador que se diferencie pela capacidade física, tem a robustez, capacidade de choque e disponibilidade física e mental para dar a luta às defensivas contrárias que se exige. Também não é um avançado que se distinga pela velocidade, mas está longe de ser um jogador lento, sendo a sua inteligência e velocidade de decisão fundamentais para fazer a diferença em vários momentos do jogo. Tendo muito que evoluir em todos os aspetos do jogo o ponto em que me parece que lhe falta melhorar/apostar mais é o remate de meia distância. É um momento do jogo em que pode aparecer mais vezes.
Contrato renovado até 2024
Contrato renovado até 2024

Pelas alternativas disponíveis, não contando com Gonçalo Ramos, Henrique Araújo pode e deve ser aposta firme na equipa B do Benfica já esta época. Se chegará a envergar um dia o Manto Sagrado na Catedral? Espero que sim, por ele e por nós.

#naomefodas mode on
  • Fdx, o último jogador que vi nas camadas jovens que achei com perfil parecido foi o Zé Gomes. Espero que contigo não seja um tiro ao lado da mesma dimensão. Toca lá a botar pãozinho na sopa e demonstrar que de facto podes ser um avançado do crl!
  • Já agora, quando te vierem com a treta das comparações com o Ronaldo por ambos terem passado pelo Andorinha, pergunta-lhes onde estacionaram o disco voador.
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off

Abraço

Espreite também: