quarta-feira, 22 de janeiro de 2020


Formação @SLBenfica: Rafael Brito

Blog Benfica Rafael Brito Formação

Um "seis" muito completo

Rafael Brito, que acabou de completar 18 anos, leva já 10 anos consecutivos em representação do Benfica, único emblema que envergou na sua ainda curta carreira. A ligação ao clube vem já da longínqua época de 2010/11 quando ingressou no escalão Sub-9 benfiquista. Ao longo desta década conquistou por duas vezes o campeonato nacional de Iniciados e repetiu a dose no escalão de Juvenis onde também se sagrou bicampeão nacional. Aos títulos nacionais adiciona ainda três campeonatos regionais na Associação de Futebol de Lisboa.
Fruto do seu trabalho, mas numa espécie de presente de aniversário, Rafael Brito renovou recentemente o contrato profissional com o Benfica até 2024, prova da confiança do clube no seu potencial. Sendo ainda júnior de 1º ano, esta temporada tem desenvolvido o seu trabalho maioritariamente na equipa B, embora já tenha representado os Sub-23 no campeonato nacional e na Premier League International Cup.  Tem sido também presença assídua na equipa de juniores que disputa a UEFA Youth League.

"Tenho-me desenvolvido na Equipa B, com os meus colegas, e também na Youth League. A minha expectativa é dar sequência à boa época, fazer o máximo número de jogos possível para me desenvolver enquanto jogador. Onde tiver de jogar, jogo"

O jovem médio do Benfica é uma habitual presença nas seleções, contando já com 25 internacionalizações divididas pelos escalões de Sub-15, Sub-16, Sub-17 e Sub-19. Ao serviço das seleções nacionais totaliza mais de 1700 minutos que lhe proporcionam já uma experiência considerável ao mais alto nível.
Blog Benfica Rafael Brito Formação
Rafael Brito soma já várias internacionalizações
Internacionalizações:
Sub 15: 1
Sub 16: 6
Sub 17: 14
Sub 19: 4

O primeiro a destruir, o primeiro a criar

Ao longo do seu processo formativo Rafael Brito já passou por todas as posições de carácter mais defensivo que se podem ocupar. Já foi lateral esquerdo e direito, já foi defesa central e já foi médio defensivo. Dos primeiros jogos que acompanhei dele jogava primordialmente a lateral esquerdo e central e, muito sinceramente, na altura não lhe vislumbrava grande futuro.
Quando passou a jogar como médio mais recuado adquiriu uma dimensão que surpreendeu muito pela positiva. Tornou-se um médio defensivo com um raio de ação de grande amplitude, fazendo uso da sua passada larga e boa leitura de jogo para criar equilíbrios defensivos e desequilibrar com a propósito na transição ofensiva. A facilidade que tem de colocar a bola à distância com precisão também é importante na fase de criação, com variações do centro de jogo criteriosas.

"Esta renovação de contrato significa muito para mim, é a concretização de mais um objetivo que defini quando ainda era criança. Hoje, com 18 anos, posso dizer que estou mais completo, muito feliz com a renovação e espero continuar a caminhar no Benfica"

Não sendo um jogador que passa despercebido pelo jogo, também não é daqueles que normalmente mais se destacam durante as partidas pelo brilhantismo. É um pouco como aqueles guarda-redes que não fazem exibições vistosas porque raramente cometem erros e estão sempre bem posicionados, fazendo com que tudo pareça fácil. O Rafael tem a cultura tática e interpretação de todos os momentos do jogo que lhe permitem estar quase sempre no sitio certo à hora certa, primando pela regularidade, mas nunca abdicando das variações de jogo a rasgar e arrancadas criteriosas que criam desequilíbrios no adversário.
Blog Benfica Rafael Brito Formação
Rafael Brito renovou até 2024
Estamos na presença de um atleta que apesar de já jogar na equipa B e demonstrar uma maturidade fora de comum para a idade, ainda é júnior de primeiro ano. Tendo em conta a idade e também o facto de ter passado por uma lesão de alguma gravidade, deve continuar a sua evolução com tranquilidade na equipa B e na UEFA Youth League. O facto da equipa principal ter a posição bem preenchida é mais um argumento para que não se queimem etapas, além das que já se estão a queimar. Com paciência e perseverança certamente que o Manto Sagrado esperará por ele na Catedral.

Aqui que ninguém nos ouve:
  • Este menino foi provavelmente o jogador das camadas jovens do Benfica cuja transformação mais me surpreendeu. Que mantenha o rumo até ao topo.
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.

Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário

Espreite também: