quarta-feira, 17 de julho de 2019


Formação @SLBenfica: Gonçalo Ramos

Blog Benfica Gonçalo Ramos Formação

Médio com muita chegada

Gonçalo Ramos é mais um dos elementos da excelente geração de 2001 que se tem destacado ao longo dos últimos anos nos escalões de formação do Benfica. Está ligado ao clube desde a temporada 2013/14, altura em que integrou o escalão Sub-13. A temporada que agora se inicia será a sua sétima época ao serviço do Benfica, clube onde já conquistou os
títulos de campeão nacional de Iniciados e de Juvenis.
Gonçalo assinou o seu primeiro contrato profissional com o Benfica em junho de 2017. Na temporada passada jogou maioritariamente no campeonato nacional de juniores e na UEFA Youth League, contando ainda com presenças nos Sub-23 e na equipa B. Atualmente está ao serviço da seleção no Europeu de Sub-19 e deverá integrar a equipa B benfiquista assim que regresse aos trabalhos.

"O objetivo de qualquer jogador dos Juniores é chegar aos Sub-23 e à equipa B. As formas de jogar mudam um pouco consoante o treinador, mas é o Benfica, por isso temos de estar sempre preparados."

A jovem promessa benfiquista conta já com 19 internacionalizações divididas pelos Sub-17, Sub-18, e Sub-19, que devem aumentar ao longo do Europeu que está a decorrer na Arménia. As 19 internacionalizações já lhe permitiram somar mais de 850 minutos de jogo e 4 golos marcados.
Blog Benfica Gonçalo Ramos na Seleção Nacional
Gonçalo soma já 4 golos ao serviço de Portugal
Internacionalizações:
Sub 17: 8
Sub 18: 2
Sub 19: 9

Médio que aparece ou avançado que recua

O percurso de Gonçalo Ramos ao longo da sua formação tem oscilado entre o meio campo e posições mais avançadas no terreno. Numa fase inicial jogou mais perto da baliza adversária como ponta de lança ou sobre os flancos, tendo depois sido mais utilizado em posições mais recuadas. Atualmente continua a ser utilizado em ambas as posições denotando uma polivalência que dá sempre jeito a qualquer treinador.
Jogador forte fisicamente, não sendo um virtuosista tem capacidade técnica mais do que suficiente para pôr em prática o seu futebol combinativo, simples e eficaz. Demonstra facilidade de finalização com ambos os pés e faz uso da sua altura para aplicar o seu bom jogo de cabeça. Às capacidades físicas e técnicas, alia uma inteligência e leitura de jogo que lhe permitem ocupar posicionamentos quase sempre adequados ao que o jogo pede

"A Youth League já é um nível acima, prepara-nos para jogar a Liga dos Campeões, daqui a alguns anos, no Estádio da Luz, por exemplo. É aqui que os melhores jogam contra os melhores."

Apesar da capacidade de finalização que o Gonçalo tem apresentado, não o vejo muito confortável a ocupar a posição mais adiantada da equipa. As suas características são mais de aparecer do que de lá estar, de aparecer de frente para a baliza e finalizar, do que jogar de costas para a baliza entre os centrais. Denota algumas dificuldades na construção desde trás, pelo que não me parece que possa ser um box-to-box, apesar de já ter desempenhado essas funções.
Blog Benfica Gonçalo Ramos assinou contrato profissional
Gonçalo Ramos assinou contrato profissional
Consigo ver o Gonçalo a ocupar a posição 10 onde pode realçar o seu jogo combinativo, inteligência de movimentos e capacidade de finalização ou como um médio interior mais ofensivo. Após anos de formação onde o conhecimento de vários lugares é sempre uma mais valia, estará na altura do Gonçalo se especializar numa posição de forma a que possa evoluir para níveis que o projetem para a equipa principal do Benfica. Assim o façam e provavelmente será mais um dos atletas da formação a envergar o Manto Sagrado na Catedral.

Aqui que ninguém nos ouve:
  • Curiosamente este craque foi o meu seguidor número mil no twitter ;))
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.

Abraço

Sem comentários:

Espreite também: