sexta-feira, 18 de maio de 2018


Formação @SLBenfica: Florentino Luís

Benfica Florentino Luís

Um verdadeiro Polvo de Pantufas

Florentino Luís chegou ao Benfica na temporada 2010/11, após uma temporada no Real Sport Clube. Anteriormente havia jogado Futsal por duas temporadas na equipa do Tercena. Esta é já a sua oitava época ao serviço dos encarnados. Na corrente época representou a equipa B comandada por Hélder Cristóvão, sendo que nas últimas semanas tem integrado a equipa de juniores "A", que está em vias de se tornar campeá nacional.
No último defeso Florentino renovou o seu contrato com o Benfica prolongando-o até 2022, o que demonstra bem a confiança que o Benfica deposita nas suas capacidades de um dia vir a ser um dos esteios do meio campo benfiquista.
No seu currículo apresenta o título de campeão nacional de iniciados em 2013/14. Em termos internacionais sagrou-se Campeão da Europa de sub-17 em 2016. Também ao serviço da seleção nacional foi um dos que venceram o “FA Internacional Tournament” em 2015.
Nascido em Angola há 18 anos, Florentino Luís tem dupla nacionalidade o que lhe permitiu a estreia pela equipa das quinas no Torneio do Algarve em Fevereiro de 2015. Daí para cá soma já 55 internacionalizações com mais de três mil minutos de jogo e um golo marcado.
Benfica Florentino Luís
Presença de destaque na Seleção Nacional
Internacionalizações:
Sub 20: 8
Sub 19: 19
Sub 17: 16
Sub 16: 10
Sub 15: 2

Etapa a etapa até à equipa principal

Florentino Luís é um médio defensivo que pela forma discreta como se apresenta em campo passou relativamente despercebido nos seus primeiros anos de formação no Seixal. Embora ao longo da sua curta carreira tenha sido quase sempre titular, pode-se dizer que apenas passou a estar debaixo dos holofotes após o Europeu de sub-17 que venceu ao serviço da seleção. Foi nessa competição que se começou a ver um jogador mais expansivo, mais desinibido, com maior presença em campo.
Com uma excelente leitura de jogo e sentido posicional, aliado ao facto de saber utilizar muito bem o corpo nos duelos individuais, consegue recuperar a bola com muita facilidade e raramente necessita de recorrer à falta para o fazer. Neste aspeto do jogo, e com as devidas distâncias, faz lembrar o Fejsa. Acrescenta ainda a vantagem de poder ser utilizado a central sempre que necessário.
No momento da construção tem qualidade técnica mais do que suficiente para a posição que ocupa. Utiliza muito bem o corpo para a proteção da bola e é muito eficaz tanto no passe curto como no passe longo. Faz uso da sua boa leitura tática para retirar a bola da zona de pressão e variar o centro de jogo com sentido de oportunidade. Mais uma vez salvaguardando as devidas distâncias, a forma aveludada como se movimenta e trata a bola faz lembrar o mítico Sr. Shéu.
Benfica Florentino Luís
Presença contínua na equipa B do Benfica esta época
Do meu ponto de vista é um jogador com potencial para ser titular por muito anos na equipa principal do Benfica. Parece-me, até pela ratice que a posição exige, que uma época emprestado a um clube da Liga NOS seria o ideal nesta fase da carreira. Quando muito um empréstimo até dezembro e reavaliar um regresso nessa altura. Já agora, outra vez salvaguardando as distâncias, fisicamente é sósia do Pogba :)

#naomefodas mode on
  • Puto, não ligues puto ao que aqui escrevi. Qual novo Fejsa, novo Shéu ou novo Pogba, temos é o novo Florentino e mainada.
  • Há que começar a cerrar mais os dentes dentro do campo. Nesse lugar até os colegas de equipa têm que sentir o teu bafo no pescoço, crl!
  • Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off

Abraço

6 comentários:

  1. Só faltou colocar a idade dele, apesar q com a info q joga tb nos juniores deve ter 18 ou 19 anos.
    Também tenho MUITAS esperanças nesse miúdo e acho q vai ser um caso sério se o deixarem..

    ResponderEliminar
  2. Bom jogador, falta apenas algum puder de choque para a posição que ocupa, penso que será sem duvida uma mais valia para se apostar já este ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É por lhe faltar esse poder de choque que acho que lhe fará bem um empréstimo a uma equipa que puxe por ele.

      Eliminar
  3. Boas,

    Também acho que o Florentino tem muita classe e qualidade na construção. Mas para médio defensivo, gostava de lhe ver mais agressividade no encurtamento dos espaços ao adversário portador da bola e também na luta pelas divididas. Talvez lhe faça bem um empréstimo a equipa da Primeira Liga na próxima época. Já é "bom demais" para a Segunda, mas ainda não estará ao nível para suprir as ausências do Fejsa.

    Também gosto do Diogo Mendes, o seu "sucedâneo" na equipa B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, falta-lhe alguma agressividade. Uma época, ou meia, numa equipa da segunda metade da tabela só lhe fará bem.

      Eliminar

Espreite também: