quarta-feira, 21 de março de 2018


Formação @SLBenfica: João "Jota" Filipe

Benfica Formação João Filipe - Jota
Mostra a tua raça o teu crer e ambição...

Onze anos de Benfica

João Filipe encontra-se ligado ao Benfica de forma ininterrupta desde a temporada 2007/08, quando com apenas 8 anos e após uma breve passagem pelo Corroios, ingressou no futebol de sete Benfiquista. Com apenas 18 anos já vai na sua 11ª época de águia ao peito. Apesar de ainda ter idade de júnior, começou esta temporada ao serviço da equipa B treinada por Hélder Cristóvão, ao serviço da qual já tinha disputado 15 jogos na temporada anterior.
Atualmente está ao serviço da equipa de juniores que disputa a fase final do respetivo campeonato. Do meu ponto de vista esta foi uma medida acertada já que a competitividade desta fase final já é bastante razoável e permite-lhe gozar dos minutos que atualmente não dispõe na equipa B. Também me parece importante que os jogadores nestas idades tenham a oportunidade de lutar por títulos já que como diz o ditado, o hábito faz o monge.
No início desta temporada João Filipe, mais conhecido por Jota, renovou o contrato com o Sport Lisboa e Benfica até à temporada de 2021/22. Uma renovação por um prazo tão alargado não deixa de ser um forte sinal de confiança do clube nas suas potencialidades. Por outro lado dá ao jogador a possibilidade de continuar a evoluir com total tranquilidade.
No seu currículo já apresenta os títulos de campeão nacional de iniciados na época 2013/14 e de juvenis na época de 2014/15. No entanto o título mais significativo é o de Campeão da Europa de sub-17 conquistado em 2016. Venceu também em representação da seleção nacional o “FA Internacional Tournament” de 2015. Mais recentemente tornou-se vice campeão europeu de sub-19.
Benfica Formação João Filipe - Jota
O estilo inconfundível ao serviço da seleção nacional
Jota já soma 40 internacionalizações pela seleção portuguesa num total de 2370 minutos de jogo. São já 13 os golos que leva marcados pela equipa das quinas. Em termos disciplinares registo para um único cartão amarelo.
Internacionalizações:
Sub 20: 3             
Sub 19: 11
Sub 17: 15
Sub 16: 9
Sub 15: 2

Reforçar o físico porque o resto está lá

João Filipe é um jogador com uma criatividade e capacidade técnica muito acima da média. Desde muito cedo que se destacava entre os seus colegas pela sua estrutura franzina e pela forma como serpenteava entre os seus adversários com a bola sempre colada aos pés.
Deve ser dado mérito a quem ao longo do seu processo formativo sempre apostou nele, mesmo sabendo que em muitos jogos a sua compleição física seria um óbice ao desempenho da equipa. Esta visão a longo prazo em detrimento do imediato permitiu que o atleta defrontasse adversários com maior envergadura, o que o obrigou a evoluir muito em termos de velocidade de decisão e execução.
Ao longo da sua carreira Jota tem jogado sobre as alas fazendo da sua capacidade de desequilibro no um para um a sua principal arma. A forma desconcertante como sai do meio de dois ou três adversários permite-lhe ultrapassar as linhas defensivas oponentes, e coloca-o em posições privilegiadas para outro dos seus pontos fortes, o último passe. Joga principalmente com o pé direito mas utiliza o esquerdo com tanta qualidade que se pode considerar ambidextro. Esta capacidade permite-lhe jogar com o mesmo rendimento em qualquer das alas.
Senhor de um remate forte e colocado, Jota é sempre candidato à execução de bolas paradas quando está em campo. Assim fez vários golos até ao momento nas camadas jovens. Nota-se que tem trabalhado muito nos seus pontos menos fortes, a capacidade física e o momento defensivo. Já apresenta uma compleição física ao nível dos seus colegas e mostra-se mais comprometido com a equipa aquando da perda e recuperação da bola.
Benfica Formação Campeões Europeus
Homenageado pelo Benfica  pelo título europeu
Com uma boa época 2018/19 na equipa B e afastado das lesões que muito o prejudicaram esta temporada, será certamente um jogador a ter em conta na equipa principal do nosso clube.

#naomefodas mode on
  • Oh Jotinha, esse teu inglês... berynaice. Já estás a pensar na Premier League? Tem calma contigo rapaz!
  • Quero ver entrega total na fase final dos juniores. Esses braços têm que se começar a habituar a erguer troféus.
  • Manter o foco e humildade e bola prá frente. Boa sorte!
#naomefodas mode off

Abraço



2 comentários:

  1. Joga com os dois pés. Pela sua formação, nota-se que é alguém que tem ideia das dificuldades que é singrar no futebol.
    Penso que estagnou um pouco depois das lesões que teve. Tem que acelerar o processo. Qualidade tem a pontapés, mas falta aquela intensidade que diferencia um João Carvalho de um Ziv ou Krovinovic. Precisa de não ter medo de assumir, e ser figura. A técnica está lá toda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estamos a ver o mesmo jogador.

      Abraço

      Eliminar

Espreite também...

Benfica 3 - 2 Guimarães - Brilho e sofrimento