terça-feira, 3 de outubro de 2017


Formação @SLBenfica: Gedson Fernandes

Benfica Formação Gedson Fernandes
Gedson Fernandes en ação na UEFA Youth League

Todo o terreno

Gedson Fernandes está no Benfica desde a temporada 2009/10, momento em que com apenas 9 anos trocou o Frielas pela equipa de juniores "E" benfiquista. Está, portanto, na sua nona época com a camisola encarnada vestida. Atualmente representa a equipa B treinada por Hélder Cristóvão, apesar de ainda ter idade para jogar pela equipa de juniores "A".
Em janeiro de 2017 renovou o contrato com o Benfica prolongando-o até junho de 2022 num claro sinal de confiança do clube no seu potencial e capacidade de vir a integrar a equipa principal.
No seu currículo já apresenta os títulos de campeão nacional de juniores "C" na época 2013/14 e de juniores "B" na época de 2014/15. No entanto o título mais significativo é o de Campeão da Europa de sub-17 conquistado em 2016. Venceu também em representação da seleção nacional o “FA Internacional Tournament” de 2015.
O jogador nascido em São Tomé e Príncipe tem dupla nacionalidade tendo-se estreado pela seleção portuguesa em junho de 2014. Entretanto já representou as seleções portuguesas em 52 ocasiões somando já mais de três mil minutos de jogo e quatro golos marcados.
Benfica Formação Gedson Fernandes
Gedson ao serviço da equipa das quinas
Internacionalizações:
Sub 20: 5            
Sub 19: 12
Sub 17: 30
Sub 16: 3
Sub 15: 2

Às portas da equipa principal

Gedson é um jogador polivalente muito por via do seu percurso formativo. Começou por jogar nas alas onde demonstrava capacidades de desequilíbrio no um para um e critério no último passe. Mais tarde passou a jogar como médio interior e algumas vezes até como médio defensivo. Nessa altura demonstrava as capacidades de um verdadeiro box to box que preenchia todo o meio campo.
Fruto da política desportiva dos últimos anos que procura a adaptação de jogadores mais criativos para jogar nas laterais da defesa, Gedson passou quase uma época inteira a jogar a lateral direito. Finalmente fixou-se na posição de médio interior, o que me parece ser uma opção acertada tendo em conta as suas características.
O facto de ter passado por todas estas posições deu-lhe valências que hoje em dia são fundamentais na posição que ocupa: capacidade de interpretar os vários momentos do jogo; capacidade de criar equilíbrios defensivos e desequilíbrios no momento ofensivo; capacidade de contenção e desarme e criatividade no um para um ofensivo.
É um jogador dotado de boa capacidade técnica, que sabe usar o corpo como poucos na proteção da bola. Muito lúcido na interpretação do que o jogo pede, sabendo quando acelerar ou meter gelo no mesmo. Apesar de ser forte fisicamente, precisará ainda de ganhar algum poder de choque para frequentar a piscina dos grandes. Acredito que a soma de minutos na equipa B o projetem para a equipa principal ainda esta época.
Benfica Formação Campeões Europeus
A homenagem do Benfica aos Campeões Europeus

#naomefodas mode on
  • Contrato até 2022… Hummm! Se ficar até 2020 vou ao Seixal a pé, crl!
  • Aquele fdp de golo ao Besiktas ainda antes da linha do meio campo é inesquecível. Pena que do outro lado não estivesse o TalisCão e o Coresma!
  • Ouvi umas histórias de uns certos festejos… nmf Gedson, tem calma contigo.
#naomefodas mode off

Abraço



6 comentários:

  1. «Ouvi umas histórias de uns certos festejos… nmf Gedson, tem calma contigo.»

    Podia explicar melhor?

    ResponderEliminar
  2. Volto a insistir: o 8 que o Benfica precisa. Por mim até queimava já umas etapas...e esquecia uns festejos.

    (Houve um que também festejou e foi logo recambiado para espanha - Villarreal - a troco de 14 milhões. Se este for o preço do festejo...não está nada mau).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No cenário atual não se perdia nada ao apostar nele.
      Prefiro ficar com ele do que os 14m. Até porque por estes lados o preço de tabela são 15m :)
      Abraço

      Eliminar
  3. Se for um "dos miúdos" que o Mendes tem, já se sabe o destino!
    Achei curioso alguém dizer que o Mendes só tem uns miúdos da formação!
    Deveria ter quem? O Luisão? o Jardel? o Salvio? o Pizzi? o Júlio César? o Fejsa? o Jonas? o Rafa?
    Ou os que podem dar os tais 15 milhões em pouco tempo?
    Mais uns trocos valentes cada vez que saltem de clube?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é jogador da Gestifute, ou seja, do Jorge Mendes.
      Abraço

      Eliminar

Espreite também...

Tondela 1 - 3 - Benfica - Lutar contra o destino