Gedson Fernandes está no Benfica desde a
temporada 2009/10, momento em que com apenas 9 anos trocou o Frielas pela
equipa de juniores "E" benfiquista. Está, portanto, na sua nona época com a camisola
encarnada vestida. Atualmente representa a equipa B treinada por Hélder
Cristóvão, apesar de ainda ter idade para jogar pela equipa de juniores "A".
Em janeiro de 2017 renovou o contrato com o
Benfica prolongando-o até junho de 2022 num claro sinal de confiança do clube
no seu potencial e capacidade de vir a integrar a equipa principal.
No seu currículo já apresenta os títulos de
campeão nacional de juniores "C" na época 2013/14 e de juniores "B" na época de
2014/15. No entanto o título mais significativo é o de Campeão da Europa de
sub-17 conquistado em 2016. Venceu também em representação da seleção nacional
o “FA Internacional Tournament” de 2015.
O jogador nascido em São Tomé e Príncipe tem
dupla nacionalidade tendo-se estreado pela seleção portuguesa em junho de 2014.
Entretanto já representou as seleções portuguesas em 52 ocasiões somando já
mais de três mil minutos de jogo e quatro golos marcados.
Sub 20: 5
Sub 19: 12
Sub 17: 30
Sub 16: 3
Sub 15: 2
Às portas da equipa principal
Gedson é um jogador polivalente muito por via do seu percurso formativo. Começou por jogar nas alas onde demonstrava capacidades de desequilíbrio no um para um e critério no último passe. Mais tarde passou a jogar como médio interior e algumas vezes até como médio defensivo. Nessa altura demonstrava as capacidades de um verdadeiro box to box que preenchia todo o meio campo.
Fruto da política desportiva dos últimos anos que procura a adaptação de jogadores mais criativos para jogar nas laterais da defesa, Gedson passou quase uma época inteira a jogar a lateral direito. Finalmente fixou-se na posição de médio interior, o que me parece ser uma opção acertada tendo em conta as suas características.
O facto de ter passado por todas estas posições deu-lhe valências que hoje em dia são fundamentais na posição que ocupa: capacidade de interpretar os vários momentos do jogo; capacidade de criar equilíbrios defensivos e desequilíbrios no momento ofensivo; capacidade de contenção e desarme e criatividade no um para um ofensivo.
É um jogador dotado de boa capacidade técnica, que sabe usar o corpo como poucos na proteção da bola. Muito lúcido na interpretação do que o jogo pede, sabendo quando acelerar ou meter gelo no mesmo. Apesar de ser forte fisicamente, precisará ainda de ganhar algum poder de choque para frequentar a piscina dos grandes. Acredito que a soma de minutos na equipa B o projetem para a equipa principal ainda esta época.
![]() |
| A homenagem do Benfica aos Campeões Europeus |
#naomefodas mode on
- Contrato até 2022… Hummm! Se ficar até 2020 vou ao Seixal a pé, crl!
- Aquele fdp de golo ao Besiktas ainda antes da linha do meio campo é inesquecível. Pena que do outro lado não estivesse o TalisCão e o Coresma!
- Ouvi umas histórias de uns certos festejos… nmf Gedson, tem calma contigo.
- Podem ver outras análises (parágrafo "As grandes promessas") AQUI.
#naomefodas mode off
Abraço



«Ouvi umas histórias de uns certos festejos… nmf Gedson, tem calma contigo.»
ResponderEliminarPodia explicar melhor?
Apenas uma brincadeira.
EliminarAbraço
Volto a insistir: o 8 que o Benfica precisa. Por mim até queimava já umas etapas...e esquecia uns festejos.
ResponderEliminar(Houve um que também festejou e foi logo recambiado para espanha - Villarreal - a troco de 14 milhões. Se este for o preço do festejo...não está nada mau).
No cenário atual não se perdia nada ao apostar nele.
EliminarPrefiro ficar com ele do que os 14m. Até porque por estes lados o preço de tabela são 15m :)
Abraço
Se for um "dos miúdos" que o Mendes tem, já se sabe o destino!
ResponderEliminarAchei curioso alguém dizer que o Mendes só tem uns miúdos da formação!
Deveria ter quem? O Luisão? o Jardel? o Salvio? o Pizzi? o Júlio César? o Fejsa? o Jonas? o Rafa?
Ou os que podem dar os tais 15 milhões em pouco tempo?
Mais uns trocos valentes cada vez que saltem de clube?
Não é jogador da Gestifute, ou seja, do Jorge Mendes.
EliminarAbraço