quarta-feira, 9 de agosto de 2017


Benfica vs Braga - Boas perspectivas

Um regresso em grande à Liga NOS

Seferovic, período de adaptação é para os fracos

Estádio da Luz com uma excelente casa para a estreia do Benfica na Liga NOS, em jogo transmitido pela Benfica TV. com adversário um Sporting de Braga que nos últimos anos tem procurado encostar aos chamados grandes.

Nesta crónica encontrará a análise ao encontro, os destaques positivos e negativos, e os sinais deixados para o futuro dos encarnados na competição.

Onze inicial: Bruno Varela, André Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, Fejsa, Pizzi, Salvio (Filipe Augusto 75’), Cervi (Diogo Gonçalves 90’), Jonas (Raul 82’) e Seferovic.
Banco: Paulo Lopes, Lisandro, Filipe Augusto, Chrien, Diogo Gonçalves, Rafa e Raúl.
Não podendo contar, por motivos físicos com Júlio César, Grimaldo, Carrillo, Zivkovic, André Horta e Mitroglou, mais o castigado Samaris; Rui vitória apostou na equipa que conquistou a supertaça, com excepção do lesionado Grimaldo, substituído por Eliseu. Destaque para a estreia de Bruno Varela e Seferovic na Catedral.

Superioridade não traduzida no marcador

Excelente primeira parte tendo em conta que se tratava da estreia na liga. Após um primeiros minutos mais calculistas, um cabeceamento de Seferovic após bom cruzamento de André Almeida, perto dos dez minutos de jogo deu o mote para o que se seguiria. Jonas aparece pela primeira vez no jogo para efectuar um passe açucarado que Seferovic transformou no primeiro golo da partida. O Braga, que não se remeteu à defensiva, teve uma boa oportunidade de chegar ao empate mas Eliseu apareceu para cortar para canto. Após este lance só deu Benfica, remate forte de Seferovic com o pé esquerdo, cabeçada de Jonas a tirar tinta do poste e remate acrobático de Salvio.
Luisão presta homenagem ao génio de Jonas
À meia hora de jogo, grande golo de Jonas a levantar o estádio, parecia abrir caminho à tranquilidade, até porque é seguido de mais um forte remate de Seferovic. Tal não aconteceu porque à imagem do que tinha acontecido na Supertaça o Benfica sofre o 2-1 mesmo antes do intervalo. Mal Jardel, muito longe de Eliseu, a permitir que a bola entrasse nas suas costas. Nota-se que ainda não atingiu a velocidade cruzeiro, acusando de certa forma a pouca utilização na última época.

Algum nervosismo que importa controlar

A segunda parte começou com muitas quezílias e nervosismo, sendo que o Benfica com a experiência que tem, e sabendo que os adversários recorrem vezes sem conta a estas estratégias, tem que apresentar maior controlo emocional.
Embora sempre intenso, o jogo baixou de qualidade. A registar nos primeiros minutos um golo bem anulado ao Braga por fora de jogo, com o recurso ao video-árbitro a confirmar a decisão do árbitro auxiliar. Reagiu bem a equipa da casa e chegou ao golo por Salvio após excelente trabalho de Cervi na esquerda.
Rui Vitória faz entrar Filipe Augusto para o lugar de Salvio, substituição que me parece que vamos ver muito ao longo da época. Ganhou mais consistência o Benfica e tomou definitivamente conta do jogo. Registo para bons remates de Seferovic, Jonas e Pizzi.
Deu ainda tempo para estrear Diogo Gonçalves em jogos oficiais pelo Benfica. Que seja o primeiro de muitos.
Num jogo que valeu o bilhete, boa vitória, contra um adversário com qualidade e que nunca estacionou o autocarro, numa atitude que se saúda.
#naomefodas mode on
Fdx, muito gatas as cheerleaders do Benfica!
#naomefodas mode off
 Venha o próximo e viva o Benfica!!!

Destaques do Baralho

REI: Seferovic – Sempre com olhos na baliza, quer de cabeça, quer de pé direito ou de pé esquerdo. Aliado a isso demonstrou uma capacidade de reter a bola e jogar com equipa muito boa.
ÁS: Jonas – Primeiro toque na bola, assistência. Segundo toque, cabeceamento rente ao poste, Terceiro toque na bola, golaço. Etc, etc.
SENA: ArbitragemComo é que se mostra amarelo a Jonas num bater com a bola no chão sem o árbitro ver e não se mostra a Raul por uma cotovelada ao mesmo Jonas à vista de toda a gente.
DUQUE: Horário do jogo – Quarta-feira, 21:00h! Vou ali e já venho.


3 Comentários
Comentários

3 comentários:

  1. Varela muito nervoso , é normal , mas falta lhe velocidade a sair e muita indecisão em bolas pelo ar , aquele golo com Ederson nao sofriamos , mas é ingrato comparações e Varela precisa de minutos e crescer! Mas precisamos de outro GR de outro nivel e explico porquê:

    Julio César nunca mais vai ser rapido , e estas paragens de agora joga e agora nao joga . nao lhe da competividade nenhuma nem forma , muito menos a um GR com 36 anos, Arriscamos a jogar jogos decisivos com Paulo Lopes na baliza ? se temos so um GR Varela e se ele se lesiona ou ficar castigado, precisamos de um Hradecky.
    Depois porque Jardel ainda não está na melhor forma e é compreensivel (quase um ano parado) e a defesa sem velocidade nao sobe tanto , até para proteger o menino Varela.

    Precisamos de mais um def central porque jardel é o melhor defesa mas se lesiona até porque tem tido ultimamente um historial de lesões , arriscamos a jogar com lisandro e luisao , gosto de Lisandro , mas se luisao pela idade que tem , é normal as lesões poderem acontecer com mais frequencia , vamos ficar so com os miudos e lisandro?

    André Almeida , deixa me descansado e sempre me deixou um dos melhores laterais direitos que vi e não é de agora ,mas o problema é quando os jogos pesarem e as viagens e as lesões . precisamos uma alternativa , não pode jogar os jogos todos , o mesmo para Fejsa e Pizzi.
    Fejsa é ENORME , mas com lesões , viagens e castigos , eu preferia e desculpa Samaris!! vender Samaris e Felipe Augusto e comprar um puro 6 que seja uma real alternativa.

    Depois vender Carrillo e comprar um 8 , porque Pizzi não entendo como é patinho feio ainda para muitos benfiquistas , quando para mim Pizzi já ultrapassou e muito Rui Costa e Aimar no Benfica , Pizzi é pura classe , nao peçam para ser um Adrien , porque nem Rui Costa e Aimar o eram. Mas idolatram estes dois e bem , mas Pizzi ja os passou e muito.
    Ou Krivonovic é o outro 8 que precisamos ou então Pizzi vai , voltar a ser um jogador a ter muitos minutos nas pernas e desgaste , o que é uma pena pois ele precisa descansar e estar a Top na altura decisiva.

    Os extremos , Eu preferia apostar em Salvio que já mostra a todos que Rui Vitória fez bem em o manter e ir apostando nele mesmo quando no terceiro anel desesperavam por ele entrar ou jogar , e hoje Sálvio está numa forma fisica invejável , pena é que ele nao queira muitas vezes jogar simples , porque ele sabe , o problema é que ele também sabe que é bom e as vezes prefere meter-se numa cabine telefónica , mas sabe defender e ataca com enorme profundidade e ainda faz diagonais como ninguém , e aparece facilmente na cara do golo.

    Cervi nao tenho palavras para este jogador é fantástico a forma como defende e ataca.
    por isso eu preferia apostar em Cervi na esquerda , vender Rafa e comprar alguem para alternar com Cervi , e manter a ala direita com Salvio , Zivkovic e ainda Diogo Gonçalves.
    Mas admito que nao seja por aqui a prioridade.

    Os avançados é classe mundial ,apenas uma referencia para cada um deles:

    Mitroglou : o Mortifero
    Jimenez : o Incansável
    Jonas : a velha raposa
    Seferovic : O panzer suiço


    E Eliseu a ser Eliseu :).

    ResponderEliminar
  2. Boas Bruno,

    Boa análise à situação actual e ao que se perspectiva para o resto da época.
    Algumas notas:
    Não acho que Varela seja, para já, guarda-redes para a titularidade. Se Júlio César não apresentar garantias de continuidade é importante ir ao mercado, desde que seja para acrescentar.
    Gosto da postura que Lisandro apresenta, não é fácil ter saído da equipa após o jogo no dragão o ano passado e ter uma postura irrepreensível como ele teve. Dentro do campo o excesso de voluntarismo leva-o a precipitações que a este nível custam muito caro. Neste momento da sua carreira já deveria apresentar outra estabilidade.
    Estou curioso quanto a Krovinovic. confesso que conheço pouco.
    O Salvio também tem apresentado um nível de ansiedade que não ajuda nada no momento da decisão, que já não é o seu forte. Esperemos que este golo lhe traga outra tranquilidade. Qualidades tem ele e tu descreveste-as muito bem.

    ResponderEliminar
  3. nao diria melhor , concordo com tudo que disseste!!

    ResponderEliminar

Espreite também...

Modalidades à Benfica! - VII