sexta-feira, 21 de julho de 2017

Formação: João Félix

Tudo para dar certo

João Félix, jovem promessa do Benfica
João Félix, jovem promessa do Benfica
Tinha um amigo doente pelo Porto que tinha uma paixão avassaladora pelo João Vieira Pinto, dizia ele que o João Pinto “até a andar tinha classe”. Esta frase assenta que nem uma luva em João Félix, aquele que para mim é a maior promessa/certeza da nossa formação.
Começará a época na equipa B mas desconfio que a terminará no plantel principal. Ainda com idade de júnior tem já um razoável número de jogos na equipa B ao longo da última época. Tornou-se inclusive o jogador mais jovem a marcar pela equipa B, então com 16 anos.
Jogador elegante, criativo, possuidor de uma técnica assinalável e uma excelente leitura de jogo, inteligência na procura dos melhores terrenos a pisar, quer na desmarcação, quer na libertação de espaço para que outro colega o ocupe.
Possui uma visão periférica que lhe permite antecipar a decisão e tomar quase sempre a melhor opção, facto que associado à sua elevada capacidade de execução lhe permite brilhar perante jogadores mais maduros e possantes.
Por fim realço aquilo que do meu ponto de vista o tornará top mundial, a frieza no momento da finalização. Um jogador com as suas capacidades técnicas aliadas ao facto de “ter golo” é um diamante já muito perto do ponto de lapidação exigível para o futebol de alto nível.
Cumprir a primeira metade da época na equipa B, uma divisão muito física, dar-lhe-á o arcaboiço para poder ser aposta na equipa A na segunda metade da época. Dependerá da sua evolução mas também do que entretanto se for passando com a equipa A.
Não defendo com este texto a sua integração na equipa A, defendo que tudo tem o seu tempo. Este texto é mais um prognóstico do que um desejo.
Foi um crime não lhe terem dado a oportunidade de brilhar no Europeu sub-19 mas essas situações também o devem ajudar a “crescer”.
Cabecinha puto. E boa sorte.

Abraço

2 comentários:

  1. A minha tristeza é que ele fará 1 e no máximo 2 anos no Benfica dada a sua qualidade

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Se fizer dois anitos na equipa A, já será TOP.

    Abraço

    ResponderEliminar

Também pode ler: